A conta de energia na sua empresa está alta? Saiba como economizar

14|08|2019

A economia de energia é um assunto importante e em pauta na sua empresa? Se ainda não é, deverá ser tratada com a devida importância. Economizar energia no ambiente corporativo pode ser um fator decisivo nas questões orçamentárias da empresa, além de associar à empresa uma imagem de consciência e sustentabilidade.

Se este assunto já é uma de suas preocupações ou passará a ser, continue lendo este artigo e descubra maneiras de economizar energia.

O desafio da economia de energia

Em um universo de tarifas em constante aumento, economizar energia em uma empresa torna-se um tópico desafiador. Este desafio somente será vencido mediante a conscientização de todos os colaboradores da empresa. Mas como criar e incentivar esta conscientização?

Primeiramente você, enquanto empresário ou gestor, precisa entender qual a cultura de consumo de sua empresa e, a partir daí, traçar um plano que objetive a redução no consumo de energia.

Algumas ações podem contribuir no processo de economia, e a partir de agora abordaremos algumas ações que auxiliarão neste processo:

Lâmpadas de LED

Sustentabilidade, economia e durabilidade são a base para um modelo de iluminação de baixo custo. sempre que possível, dê preferência às lâmpadas de LED: é um recurso de alta eficiência, tem ótimo custo x benefício em médio prazo e gasta muito menos energia do que as lâmpadas comuns.

Revisões no ambiente

Ao se falar em economia de energia, uma reação natural é pensar em planos mirabolantes. Porém você acaba por esquecer de ações básicas, mas muito eficientes e que só exigem uma mudança de pensamento:

 

  • Desligar a lâmpada de um espaço que não esteja em uso;
  • Uso de tintas claras nas paredes do ambiente;
  • Preferência por móveis em tons claros;
  • Dispor os equipamentos de modo a melhorar a iluminação;
  • Melhorar o posicionamento de lâmpadas;
  • Utilização de sensores de presença.

Luz natural

Independentemente de seu tamanho, o ambiente deve ter o máximo de otimização para iluminação natural. Janelas em maior tamanho e envidraçadas são uma ótima opção. Um ambiente mais aberto e com menor número possível de divisões tende a impactar de maneira positiva na economia.

Painéis solares

O uso de painéis solares é uma excelente opção, mesmo em situações de grandes demandas de energia. Trata-se de um grande acerto optar pelo uso deste tipo de recurso. Os benefícios, principalmente se considerados economia e sustentabilidade, em médio e longo prazos são significativos e constantes.

Manutenção dos equipamentos da empresa

Um equipamento desregulado é um ofensor crítico no uso de energia, pois exigem um aumento em seu consumo. É necessário periodicamente realizar uma manutenção preventiva em todos os equipamentos da empresa, com o objetivo de garantir sua melhor performance. Desta forma o consumo de energia elétrica apresentará uma redução consistente.

Conscientização de colaboradores

Eis um ponto crítico e nem sempre fácil de contornar. A mudança de qualquer hábito exige tempo e persistência. Porém, ao conscientizar os colaboradores da necessidade, importância e benefícios resultantes desta mudança de hábitos, o efeito será positivo para todos os envolvidos. Reúna seus colaboradores, compartilhe a necessidade da empresa e os incentive a participar desta mudança.

Ventilação natural

Uma ótima opção é o uso de venezianas industriais, pois não exigem energia elétrica. Elas também eliminam elementos insalubres do ar, além de garantir o conforto térmico e o ambiente agradável

Isolamento térmico

O excesso de calor e frio podem ser combatidos através de isolamento térmico. A espessura dos vidros utilizados nas janelas também apresenta efeito neste combate.

Procedência

Quando se fala em equipamentos, é fundamental que a procedência deles seja constatada. De nada adiantará a utilização de equipamentos super sofisticados se o seu desempenho deixar a desejar e ainda exigir um aumento no consumo de energia. Certifique-se que a qualidade de seus equipamentos seja garantida pelos órgãos competentes.

Aparelhos em stand-by

Os aparelhos deixados em stand-by (modo de espera) causam um aumento considerável no consumo de energia. Sempre que possível, desligue os aparelhos diretamente nas tomadas em que estejam conectados. Porém não deixe de considerar a necessidade de permanência dos equipamentos em modo de espera.

Ambientes em cores claras

Uma opção importante para controle do consumo de energia é optar por cores claras ao pintar um ambiente. As mobílias em tons claros também podem contribuir neste processo. O uso de lâmpadas jamais será descartado totalmente, porém pode ser reduzido ao mínimo necessário.

Lâmpadas e luminárias dispostas adequadamente

Procure projetar seu ambiente para que lâmpadas e luminárias sejam dispostas da melhor maneira possível, garantindo uniformidade e coerência. Neste tópico pode ser necessária ajuda de um profissional especializado.

A qualidade de energia no processo de economia

As dicas informadas são úteis – porém podem perder efetividade se você não se preocupar com a qualidade da energia utilizada pela sua empresa. Conforme já abordamos, uma maneira tão ou mais eficiente que as já apresentadas neste texto, é a utilização do banco de capacitores. Este recurso é fundamental para garantir que a qualidade da energia elétrica consumida por sua empresa seja constante.

Como vimos durante todas as dicas, algumas ações para economia de energia estão em suas mãos – porém é necessário também se certificar quanto à qualidade da energia utilizada.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO: Solicitar Orçamento