Desde a década de 1990, as cargas não lineares começaram a ser comumente utilizadas em ambientes residenciais, comerciais e industriais, devido ao fato de que estas cargas geram mais economia e produtividade, principalmente em sistemas industriais. Essas cargas elétricas utilizam as técnicas de eletrônica de potência e apresentam características altamente não-lineares, sendo, portanto, potenciais geradoras de distúrbios na Qualidade da Energia Elétrica (QEE) do sistema elétrico. Além disso, tais cargas são altamente sensíveis a Variações de Tensão de Curta Duração (VTCD). Para o setor industrial, distúrbios de Qee podem elevar os custos operacionais, afetando diretamente a produtividade, a vida útil de equipamentos e a eficiência energética.
Portanto, torna-se necessário se atentar para os principais indicadores de Qee, sempre respeitando-se as recomendações normativas do PRODIST e as normas internacionais (IEEE, IEC etc). A Bree Eficiência Energética, em conjunto com a Bree Solutions, possui equipe qualificada para fornecer um serviço chamado de “Monitoramento Remoto de Qualidade da Energia Elétrica (MQee)”. Este serviço permite identificar os parâmetros de qualidade de energia que podem estar impactando sua operação, planejar ações de melhoria e acompanhar a eficácia de uma solução em Qee, de maneira contínua e fornecendo uma boa previsibilidade para a planta.
Normalmente, as medições de Qee são acionadas quando os problemas nas instalações já são críticos, levando a:
Com o MQee, torna-se possível:
Sua topologia de aplicação se baseia em dados de Qee obtidos através de um analisador de energia fixo que transmite os dados em uma plataforma nuvem, permitindo o acompanhamento dos parâmetros e de gestão ativa de Qee. Além disso, o monitoramento pode ser implantado diretamente sobre os circuitos mais estratégicos ou em equipamentos Bree ou Bree Solutions, promovendo uma extensão na garantia destes equipamentos e aumentando a previsibilidade de operação.
(PODE RETIRAR)

A título de exemplo, a conexão do equipamento foi instalado em uma unidade fabril conforme o esquemático a seguir.
Figura 1 – Equipamento montado e instalado no painel 380V

O diagrama unifilar do sistema industrial neste presente artigo técnico é mostrado na figura a seguir, com destaque no secundário do Transformador 2, onde foi instalado o sistema do MQee. Nota-se que existe um sistema de geração fotovoltaica e um equipamento eletrônico chamado Filtro Ativo, o qual realiza correção de distorções harmônicas e fator de potência em tempo real e de forma dinâmica. Portanto, pode-se concluir que o sistema elétrico em questão possui uma alta dinâmica de operação, ressaltando mais ainda a importância de ter um monitoramento contínuo dos índices de Qee.
(JUNTAR COM A FIGURA 01)
Figura 2 – Diagrama unifilar da planta.

A seguir, será apresentado os equipamentos instalados em uma unidade fabril e as medições mensais obtidas.
Figura 3 – Equipamento montado e instalado no painel 380V.
Figura 4 – Perfil da Potência Ativa Trifásica.

Figura 5 – Perfil da Potência Reativa Trifásica.

Figura 6 – Perfil da Tensão Eficaz Fase-Neutro.

Figura 7 – Perfil da Distorção Harmônica de Tensão Fase-Neutro.

Tabela 1 – Potências e Fator de potência nos pontos medidos.

Tabela 2– Tensões e Correntes nos pontos medidos.

Tabela 3 – Distorção de Tensão Fase-Fase e Correntes nos pontos medidos.

Portanto, de acordo com as medições, podemos concluir que: