Quais São os Tipos de Bancos de Capacitores?

28|05|2019

Bancos de capacitores são Equipamentos projetados para gerar um uso mais eficiente de energia. Mas como eles funcionam? E quais suas aplicações? Vamos entender:

Um banco de capacitores age no chamado Fator de Potência. Equipamentos elétricos possuem maneiras diferentes de utilizar energia, que são chamadas de Energia Reativa, Aparente e Ativa. A relação entre essas três gera o que se chama Fator de Potência. Quando este Fator de Potência está baixo, é sinal de que a energia está sendo mal aproveitada, e isso pode gerar contas mais altas, multas e até a sobrecarga dos equipamentos.

Aí entra o Banco de Capacitores. Ele é composto de por diversos componentes, sendo o capacitor o principal e sua instalação pode levar em uma economia de significativa na conta de energia. Podem ser instalados em grupos de carga (quer dizer, para dar conta de um conjunto de máquinas ao mesmo tempo), ou singularmente, junto ao único equipamento que pretende corrigir. Essa segunda solução é considerada a melhor, de um ponto de vista técnico.

Aplicações de Bancos de Capacitores

A grande demanda por bancos de capacitores vem da área industrial, considerando o grande número de equipamentos utilizados, e a alta carga elétrica necessária. Além disso, grande parte das indústrias com elevada demanda por energia elétrica utiliza motores de indução; estes motores são particularmente suscetíveis a gerar multas por conta de depreciar o fator de potência da instalação. Daí a grande necessidade por bancos de capacitores.

Mas estas indústrias não são as únicas a se beneficiar da aplicação dessa tecnologia. Para concessionárias de energia, o uso de bancos de capacitores por seus clientes lhes é benéfico – isso porque um fator de potência depreciado causa perdas para a concessionária, que então cobram multas para compensar essas perdas. Bancos de Capacitores também podem ser instalados ao longo de uma linha de fornecimento de energia, elevando sua capacidade de transmissão e qualidade de fornecimento, e por isso são muito úteis para empresas distribuidoras e transmissoras de energia elétrica.

Tipos de bancos de capacitores

Tipos de Bancos de Capacitores

Existem três tipos de Banco de Capacitores: Fixo, Programável e Automático.

Banco de Capacitor Fixo

Um Banco de Capacitores Fixo é recomendado para a correção de cargas constantes, onde não há grande variação da energia consumida nem do Fator de Potência. Devem ser utilizados com cuidado, de forma a não provocar um baixo fator de potência capacitivo, e os módulos fixos devem conter, no mínimo, um sistema de proteção. A instalação do banco de capacitores fixo pode trazer retornos do investimento a partir do segundo mês dependendo de cada caso.

Banco de Capacitor Programável (ou Semiautomático)

Um Banco de Capacitores Programável pode atuar em condições pré-definidas (períodos ou eventos) de acordo com a necessidade específica de correção do Fator de Potência. Eles atuam ligando os sistemas no horário indutivo e desligando-os no período capacitivo.

Portanto, são ideais para estabelecimentos de pequeno ou médio porte, com uma demanda elétrica estável, e que passam por longos períodos de baixo ou quase nulo consumo elétrico.

Banco de Capacitor Automático

Um Banco de Capacitores Automático realiza uma compensação automática por meio do monitoramento de sinais de tensão e corrente, ligando e desligando módulos capacitivos de acordo com a necessidade de fator de potência desejada. Por isso, ele é mais indicado para prédios comerciais e indústrias com equipamentos que ligam e desligam muitas vezes ao dia causando variação no consumo de energia e no fator de potência ao longo deste período.

Das opções, é o que tem maior custo, mas também é a forma mais eficiente de corrigir o fator de potência sem o risco da rede ficar capacitiva. Por isso o retorno do investimento é um pouco mais longo, por volta de nove meses em média em soluções tradicionais.

Para ter certeza quais tipos de bancos de capacitores são mais indicados para a sua necessidade, evitar desperdícios e maximizar eficiência entre em contato com a Bree. Possuímos uma equipe de especialistas, que analisarão a melhor solução para cada caso.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO: Solicitar Orçamento