Descubra o que é correção do fator de potência

10|07|2019

Como calcular o fator de potência e definir os passos para sua correção são duas etapas importantíssimas da gestão e eficiência energética. Neste artigo, explicaremos o que é correção do fator de potência, seus fundamentos e sua relação com o banco de capacitores.

 O fator de potência

Para que possamos explicar o que é correção do fator de potência, primeiro precisamos entender o que é o fator de potência.

O fator de potência, também conhecido pela abreviação FP, é um valor adimensional entre 0 e 1 que indica o grau de eficiência do consumo de energia elétrica ativa por um circuito. Quanto mais próximo de um, maior a eficiência e rendimento deste circuito ou carga.

Tecnicamente falando, o fator de potência é definido como o cosseno do ângulo de atraso ou adiantamento entre as formas de onda de tensão (Volts) e corrente (Amperes) na rede elétrica. Também é dado pela razão da potência ativa (Watts) pela potência aparente (Volt-Ampere). É necessário salientar que o valor referência do fator de potência não está associado a números binários.

 O que é correção do fator de potência

A correção do fator de potência tem por objetivo deixar a rede elétrica mais eficiente, e isso ocorre através da instalação dos bancos de capacitores. Após sua instalação, os bancos corrigem o defasamento entre a curva de tensão e corrente da carga, reduzindo o montante de potência reativa demandada da rede elétrica.

Cientes de que uma carga capacitiva antecipa a corrente, e uma carga indutiva antecipa a tensão, é possível juntar as duas para tornar o fator de potência o melhor possível, ou o mais próximo do ideal. Esta aproximação é realizada interligando capacitores (ou bancos com vários capacitores para cargas maiores) em paralelo com as cargas indutivas.

A capacitância necessária, neste caso, depende do nível de defasagem apresentado pela corrente elétrica. E este cálculo deve ser realizado por um especialista.

Relação do fator de potência com os bancos de capacitores

Os bancos de capacitores são dispositivos dedicados à correção do fator de potência em instalações elétricas com FP indutivo, como é o caso da maioria das instalações elétricas industriais. Sua construção é realizada a partir da associação de um conjunto de unidades capacitivas em série e paralelo. Os bancos são dimensionados de acordo com as caraterísticas e necessidades das cargas as quais estejam conectados.

Para realizar uma correção efetiva do fator de potência é necessário conhecer muito bem o comportamento das cargas. Os bancos de capacitores mais comuns são classificados da seguinte maneira:

  • Banco de capacitores fixos: são bancos que apresentam valor fixo em sua capacitância. São dedicados a um circuito ou equipamento único pois são dimensionados para correção do fator de potência em uma condição singular;
  • Banco de capacitores programáveis: são bancos que recebem a instrução, via relé-horário, para atuação em um período pré-estabelecido;
  • Bancos de capacitores automáticos: nesse tipo de banco os valores de capacitância variam de acordo com a oscilação da potência reativa demandada pelo sistema. Ele é baseado em um conjunto de células capacitivas e um controlador, que são os responsáveis pela entrada de estágios de correção capacitiva.

Os bancos de capacitores se relacionam diretamente com a correção do fator de potência, pois através de sua estrutura, que comporta uma série de unidades capacitivas, é possível transformar o cálculo e a correção do fator de potência em um processo claro e eficaz. A estrutura de um banco de capacitores é pensada e projetada para otimização e equilíbrio do consumo de energia.

Como vimos nesse artigo, a utilização de um banco de capacitores no processo de correção do fator de potência é uma ação que pode tornar o uso da energia mais inteligente e ainda evitar custos e perdas elétricas.

Agora que você já sabe o que é correção do fator de potência, quer saber mais sobre como a correção do fator de potência pode beneficiar sua empresa ou indústria? Fale com a Bree!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO: Solicitar Orçamento