Banco de capacitores e qualidade de energia: qual a relação?

20|07|2019

Neste momento você já deve saber as principais características de um banco de capacitores. Mas de que forma ele está ligado a qualidade de energia elétrica? Vamos explicar neste artigo como o banco de capacitores se relaciona com a qualidade elétrica e quais seus desdobramentos.

O que é a qualidade da energia?

A qualidade da energia é um conjunto de fenômenos que afetam a amplitude e a forma da onda de tensão e da corrente elétrica. Esses fenômenos podem ser compreendidos como frequência e severidade de desvios na tensão e corrente, ou qualquer outra ocorrência que resulte em prejuízo na operação de equipamentos elétricos.

Conhecer bem a diferença entre uma interrupção e um transitório oscilatório, por exemplo, é um diferencial no momento da decisão de compra de um equipamento para correção do distúrbio. Um erro na identificação do problema pode trazer consequências financeiras irreparáveis, ainda mais quando são utilizados equipamentos de correção inapropriados para a solução do problema causado pelo fenômeno existente. É fundamental que cada fenômeno que ocorra na tensão e na corrente seja devidamente avaliado e conhecido.

A importância da qualidade de energia

Um aspecto importante da qualidade da energia elétrica é seu efeito na eficiência energética. A presença de um alto conteúdo harmônico no sistema elétrico caracteriza baixa qualidade da energia, provocando perdas elétricas adicionais no ciclo de distribuição da energia. Um nível de tensão inadequado também caracteriza baixa qualidade da energia, provocando também perdas no sistema elétrico.

É de responsabilidade das agências reguladoras de energia elétrica a definição dos indicadores que determinam se o sistema elétrico está funcionando dentro do que é considerado satisfatório em termos de qualidade da energia. A grande preocupação dos órgãos reguladores é a qualidade do produto, ou seja, o seu desempenho durante o processo de fornecimento de energia elétrica.

Porém, não apenas a concessionária (fornecedora do produto) é responsável pela qualidade da energia, o usuário também pode poluir o sistema elétrico com a injeção de harmônicos de corrente as quais são geradas por equipamentos eletrônicos domésticos e industriais, por exemplo.

Um baixo fator de potência também caracteriza uma pobre qualidade da energia da instalação, pois a circulação de maior potência reativa pode resultar em perdas no processo.

A relação entre bancos de capacitores e qualidade da energia

A qualidade e capacidade de um banco de capacitores está intimamente ligada com a qualidade da energia. Esta relação acontece pois o bom desempenho no fluxo de fornecimento de energia passa pela capacidade do banco em suportar todas as variações que envolvem o processo.

Durante o ciclo de fornecimento de energia o banco de capacitores é o responsável por atuar na correção do fator de potência e em suas variações, sendo peça vital para a qualidade e eficiência energética do sistema elétrico em uma concessionária ou mesmo numa indústria.

Como vimos, se você deseja garantir a qualidade da energia fornecida aos seus equipamentos, conhecer e instalar corretamente banco de capacitores no fluxo de distribuição e consumo de energia elétrica é fundamental. Apesar de não ser o único aspecto a ser considerado, é um quesito importante por garantir que o sistema elétrico avaliado tenha uma boa qualidade de energia.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO: Solicitar Orçamento